O Escotismo é um movimento de educação não formal de jovens, sem vínculo com partidos políticos, voluntário, que conta com a colaboração de adultos e valoriza a participação de pessoas de todas as origens sociais, raças e crenças, complementando a formação que cada criança ou jovem recebe de sua família, de sua escola e de seu credo religioso, de acordo com seus propósitos, seus princípios e Método Escoteiro, concebidos pelo fundador Baden-Powell. Hoje, há mais de 50 milhões de escoteiros em 228 países e territórios ao redor do mundo.
Escoteiros do Brasil
Fundada em 4 de novembro de 1924, é uma associação com atuação nacional, sem fins lucrativos, de caráter educacional, cultural, beneficente e filantrópico, que congrega todos que praticam o Escotismo no Brasil. A União dos Escoteiros do Brasil é a única organização brasileira reconhecida pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro, sendo titular deste registro internacional desde sua fundação.
O Escotismo é praticado nos 26 estados brasileiros e no distrito federal. Em 2018, a marca de 107 mil escoteiros foi atingida no país. No estado de São Paulo, o efetivo registrado até o fim de 2018 foi de 28.054 jovens e adultos, com o Movimento Escoteiro presente em 139 municípios, em 364 unidades escoteiras locais ativas.
Para se juntar como jovem é preciso ter entre 6,5 e 21 anos. Essa faixa etária compreende quatro ramos distintos: lobinho (6,5 aos 10), escoteiro (11 aos 14), sênior (15 aos 17) e pioneiro (18 aos 21). A partir daí a atuação se dá como adulto voluntário, sem limite de idade.
Saiba mais:
www.escoteirossp.org.br
www.facebook.com/escoteirossp
www.instagram.com/escoteirossp
Fonte: https://www.glesp.org.br/?paramaconicas=escoteiros-do-brasil